segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

O marketing deve ser educativo a educação deve ser marketing

O texto abaixo é uma tradução de uma entrada no blogue de Kathy Sierra: ""Criar Utilizadores Passionais".




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O marketing deve ser educativo a educação deve ser marketing



Deseja utilizadores passionais? Eduque-os. Desejar pessoas que aprendam com paixão? Venda-lhes. Se houve alguma vez, dois grupos de pessoas que deviam trocar de pele - e investigação - esses grupos seriam o dos professores e o dos profissionais do marketing. O nosso mantra aqui (no sítio da Kathy) é, "Onde há paixão há um utilizador a trabalhar kicking ass..." e por "kicking ass" quero dizer "ser realmente bom em algo." Na era pós spot de 30 segundos, o departamento de marketing deve tornar-se no departamento de ensino. Entretanto de volta às escolas, os professores devem tornar-se...profissionais de marketing.



A tragédia é: que a quantidade de dinheiro gasta em cada ano nos EUA para investigação em marketing é maior em ordem de grandeza do que a quantidade gasta em investigação de teoria de aprendizagem (ensino) . As grandes empresas devem provavelmente gastar mais dinheiro numa semana em investigação do encéfalo do que o Departamento de Educação dos EUA num ano.
[Não tenho dados factuais, mas tenho estado a tentar alinhavá-los de modo que julgo poder fazer uma afirmação destas.]



A boa notícia é: que o mundo daquele-que-faz-o-melhor-para-levar-os-seus-clientes-a-passarem-a-barreira-(da-compra)-ganha que está a começar a emergir, poderá levar a que as empresas necessitem de mais professores do que de profissionais do marketing. E no meu mundo perfeito, marketers e professores trocam investigação e técnicas, e aplicando marketing ao ensino e aprendizagem ao marketing, toda a gente ganha.



O Que É Que os Marketer Poderiam Fazer Pelos Professores



Os marketer, sabem, sabem o que é que dispara o encéfalo (agora, não na semana passada). Os professores necessitam disto, hoje, mais do que nunca.



Os marketer têm acesso a MRI funcionais. Os professores raramente os têm.



Os marketer estão perigosamente próximos de encontrar o O Botão de Comprar no Encéfalo. Pense no que é que os professores podiam fazer com este tipo de investigação..., claro que aquele Botão de Comprar podia ser modificado para o Botão de Aprender com muito pouco esforço.



Os marketer sabem como motivar alguém praticamente instantaneamente. Os professores bem podiam tiram partido disto.



Os marketer sabem como manipular os pensamentos e sentir de alguém sobre um tópico. Os professores podiam usar isso para "manipular" um aluno a pensar que a "matemática É ixe."



Os marketer sabem como obter e -- reter -- a atenção. Conheço alguns professores que dariam um rim por esta investigação.



Os marketer gastam pilhas de dinheiro para melhorarem a retenção e a volta. Os -- professores -- e os estudantes necessitam de toda a ajuda que possam obter.



[Claro que sim, sei que esta ideia pode parecer horrível -- que pegamos nos professores e os tranformamos em diabos como os marketer? Inspire. Sabe, que não é isso que estou a advogar, e assim sendo continue a ler.]





O Que É Que Os Professores Poderiam Fazer Pelos Marketer
(Marketer que desejem utilizadores apaixonados)



Os professores sabem a importância da honestidade e integridade. Os bons professores preocupam-se. Alguns --talvez muitos-- marketer podiam usar muito disso, especialmente agora que a Internet tornou muito mais difícil, para os marketer safarem-se com truques. Esses chatos dos utilizadores falam! Escrevem email, colocam no youtube as suas más experiências, falam sobre elas nos seus blogues.



Os professores sabem como ajudar as pessoas a pensarem de forma mais profunda e, passarem para além do nível superficial de compreensão. Na velha escola da publicidade, só os atributos mais superficiais eram usados ("Este produto irá fazer com que os seus vizinhos o invejem!") Claramente esses dias estão a acabar.



E, não me deixem começar a falar, sobre quão maus a maior parte dos manuais de produtos são-- onde a diferença entre a documentação de pré-venda e pós-venda é enorme e está completamente às avessas. "Sim, uma vez tendo-nos pago e tendo-se tornado um cliente, quem é que se preocupa com o aspecto do manual e sua legebilidade?"



Os professores ajudam as pessoas a pensar a pensar. Numa campanha de marketing baseada em medo (ou noutra emoção qualquer) em especial em política, o pensar é inibido. Mas as pessoas não podem aprender e melhorarem sem pensar, assim qualquer aprodximação de marketing baseada na ajuda aos utilizadores a obterem melhores resultados usam as emoções para melhorar o pensamento e não para o evitar.



Os professores sabem como ajudar as pessoas a ultrapassar os pontos mais complicados... onde o aluno está firmemente na zona de absorção. Os marketer necessitam disso mais do que nunca, visto muitos dos produtos sofisticados não poderem ser compreendidos em 5 minutos.








Devemos ficar preocupados com a investigação muito recente conhecida como neuromarketing? Sim. Mas tal virá a suceder independentemente do que fizermos. Porque não exigir aos marketer que sejam transparentes sobre a investigação e suas aplicações? O grande Marketing não vai deixar de usar técnicas de manipulação e nós não podemos ficar à espera que algo suceda, e a única defesa que temos é sabermos o que é que se passa.



Se desejarmos ser consumidores conscientes (e votantes), temos que estar um passo à frente, daqueles que estão a tentar manipular-nos, sem o nosso conhecimento. E para isso, temos que conhecer, tanto quanto possível, como é que o nosso encéfalo funciona e como é que nós somos enganados, torcidos e seduzidos. Devemos sentir-nos confortáveis ao pensarmos, "Oh, é obviamente a minha amigdala a falar."



Mas em vez de irmos contra a investigação e lamentarmos o facto de que os marketer (e os políticos) terem destas "persuações secretas", podemos colocar estas ferramentas ao serviço do bem -- um dos principais objectivos deste blogue. Para nos ajudarmos a nós próprios, aos nossos estudantes e aos nossos utilizadores a aprender!



Claro, deve dizer-se ao que vimos de forma totalmente aberta em todo o lado em que se usem estas técnicas.Devemos exigi-lo aos marketer e esperar isso dos nossos professores. Nos livros da série Head First, por exemplo, no início de cada livro é descrito exactamente o que é que tentamos fazer ao seu encéfalo (isto é, como é que enganamos o seu encéfalo antigo a pensar que o código é tão importante como um tigre).



A educação pública nos EUA está num péssimo estado, mas lembro-me de um slogan anti-guerra que dizia algo como:
"Será um Grande Dia Quando As Nossas Escolas Obtiverem Todo o Dinheiro Que Necessitem E que A Força Aérea Tenha Que Fazer Uma Venda de Garagem Para Comprar um Bombardeiro "



Não tenho nada de inteligente, mas gosto da ideia:



"Será um Grande Dia Quando as Nossas Escolas Obtiverem Toda a Investigação Sobre o Encéfalo que os Marketer Têm e quando os Marketer Tiverem que Fazer uma Venda de Garagem para Comprarem MRI Funcional (fMRI)."




Colocado por Kathy Sierra em 11 de Fevereiro de 2007 | Permalink



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